A Associação Quinta das Pontes desenvolve respostas de intervenção integrada tendo como objetivo a Reabilitação Psicossocial, prespectiva que se baseia na convicção de que é possível ajudar as pessoas a ultrapassar as limitações causadas pela sua doença, através da (re)aprendizagem de competências e de novas capacidades.
Trata-se de um processo que oferece aos indivíduos que estão debilitados ou incapacitados, devido à fragilidade mental, a oportunidade de atingir o seu nível máximo de funcionamento independente na comunidade.
No Modelo de Reabilitação Psicossocial, a integração social dos utentes, é um processo efetuado no seio da comunidade terapêutica respeitando a individualidade, limitações psíquicas e as problemáticas sociais de cada utente.
O modelo de funcionamento adotado assenta no trabalho em equipa multidisciplinar que trabalha em articulação e complementaridade com os sistemas de Segurança Social e o sistema de Saúde, de modo a obter os melhores resultados e mantê-los a longo prazo.
Os planos de Reabilitação Psicossocial, são efetuados de acordo com individualidade, conduzidas pelos interesses e necessidades das pessoas com deficiência e/ou doença mental e dos seus familiares, proporcionando assim, uma maior diversificação de programas de reabilitação e de oportunidades integradas reais.